18 de abr. de 2012

O Drama Existencial de Ana Augusta Plácido - PARTE II



Todavia, muito caro seria o tributo que o casal pagaria pela absolvição. O desejo de revanche que obscurecia o espírito dos homens e mulheres de bem do Porto, como naturais vingadores da ultrajada instituição da família, não estava predisposto para a benevolência com a adúltera e seu amante, também rejeitada pela família, evitada por amigos do marido e alvo de agressões físicas e morais nas ruas do Porto. Todavia, enquanto a execração pública recaía sobre Anna Augusta, principalmente, esta escrevia nas páginas do seu diário, quando ainda se encontrava no presídio, o esboço da sua tragédia conjugal e existencial, do qual damos um resumo:


"Completei 29 annos [...]. Nasci boa e generosa; o mundo com todas as suas torpezas não pode tirar-me estas raízes vindas de Deus.[...]. Sacrificada a um homem repellente, que só me inspirava aversão, vi os meus anos mais belos passarem-se tristes e na solidão forçada a que me condenaram. Sete anos resisti ao cancro devorador da sociedade, sete anos me conservei presa de um desejo mesmo de transgredir a lei de Deus que me dava para marido o último dos homens que eu aceitaria de bom grado.
A corrupção ostentava as suas pompas perseguindo-me, mas eu afastava os olhos, e punha-os no caminho que minha santa mãe me marcara.
Ninguém pesa as lágrimas da mulher que depois d’uma grande luta com a consciência cai diante de si própria: ninguém! Para a condenação, estão prontos os algozes e carrascos!
Depois d’isto a desgraça não me deixou mais. Do abismo de infortúnios caí nas agonias da desesperação, e ter-me-ia morto se não fosse esta varonil coragem que nunca me desampara mesmo nos transes mais horríveis.[...]. Esse mundo sem entranhas, essas almas de ferro, se me ouvissem um só destes gritos abafados por uma vontade indomável á matéria frágil, fugiriam temendo comprometer a sua egoísta dignidade. Tenho a convicção de que os meus inimigos haviam e hão-de chorar-me quando souberem a história desta desgraçada que hoje esmagam.[...] "

Esse desabafo de Anna Augusta, essa história de desgraças, também prodigamente presentes nas linhas e entrelinhas das suas cartas e mesmo nas de Camilo para amigos comuns ao casal, nunca veio a lume sob uma perspectiva placidiana, que buscasse oferecer a versão biográfica da autora centralizada nela, também protagonista nos anos de agonia vividos pelo infeliz casal.
Com efeito, foi a libertação de um casamento sem amor e da Cadeia da Relação do Porto que trouxe a Anna Plácido a sua pena de escravidão perpétua junto a Camilo, a quem estava dali por diante irremediavelmente ligados o seu destino e a sua vida. Diante dela abria-se uma dolorosa trajetória de expiação, já anunciada nas crises de mórbido ciúme e descabidas desconfianças de Camilo, nas injustas acusações que lhe lançava em rosto e em cartas a amigos, nas várias separações provocadas pelas condições insuportáveis de vida em comum, inclusive por dificuldades financeiras incontornáveis.
A desvairada jovem que lera Musset e Dumas, que cultuava George Sand e Mme. de Sttäel, a impulsiva mulher, de vinte e seis anos, sedenta de paixão e latejando de sensualidade reprimida, deixou-se arrastar para uma aventura sem beleza, acumulando desencantos na alma ferida, procurando desafiar desdenhosamente os costumes e os limites impostos à mulher pela falsa moral burguesa portuense, seja declarando aos amigos do ex-marido que a censuravam pelo abandono do lar que “Camilo é o meu homem”, seja pulando os muros das casas que separavam a sua da de Camilo para encontrar-se com o amante, ou ainda, desafiadoramente, pondo-se a fumar charuto à janela da cadeia, sob a incrédula perplexidade dos transeuntes.

LEIA MAIS, clicando na frase abaixo.




Em uma página do seu diário, escrita no dia em 27 de setembro de 1860, quando completava 29 anos de idade, está claramente confessada a decepção amorosa que a magoava já naqueles primeiros anos de experiência conjugal com Camilo a quem dirige estas amargas palavras:

“Todos, todos menos tu, Camillo!!! És o último e devias ser o primeiro. Faz hoje dois annos! Como o teu olhar amoroso me seguia!... quem me dissera então o que hoje se passa. Despede-me meu amigo, despede a amante pesada pelo cansaço, e pelas aflições sem que ao menos tenhas a delicadeza de amenizar este adeus final.”
Em várias passagens do livro escrito nos meses de cativeiro, Anna Plácido, num rasgo de racionalismo, exprimindo a sua descrença na permanência do amor, afirma que:
“aquele coração que arfou junto ao seu, aquelas pulsações que se reproduziam nascendo e morrendo juntas, aquelas falas suspiradas como a aragem da tarde: tudo o que levanta o espírito às alegrias imponderáveis dum amor grande em dedicação, tudo isso acaba, deixando apenas um espinho roedor que a vai consumindo lentamente.”[i]
Seu drama conjugal e doméstico não radica apenas na doença dos filhos e de Camilo, ele tem raízes bem mais profundas, fincadas no gênio irascível do escritor, no seu mórbido ciúme, na sua inconcebível recusa em casar-se com a mulher, já viúva há tantos anos, só o fazendo pouco antes de por fim à vida, quando para Anna Augusta, magoada por anos de espera, perdera a importância o fato de ser ou não a esposa do escritor, como ela mesma o diz em carta a um amigo. Para ela, já era passado remoto e finado a fase do “viver fantasioso e poético”, da mesma forma que já se foram as paixões que os consumiam, descritas pela autora como:
“esse cortejo embriagador de sentimentos desconhecidos, enlevo feiticeiro, delirar de coração virgem embalado pelo cântico dos anjos, e pela linguagem devaneadora da sua imaginação”.
Tudo isto é passado. A relação com o velho amante endurecido pelo infortúnio de uma cegueira absurda, menos da vista que da sensibilidade, tornara-se campo infecundo onde não medram senão espinhos. Daí as reflexões da autora em torno do que antes fora puro atear de chamas nos sentidos e hoje nada mais são que cinzas frias de defuntos amores:
“apenas um espinho roedor, que a vai consumindo lentamente.[...] Debalde tenta reagir por um esforço supremo de vontade: está condenada a sucumbir; e ainda lhe é forçoso abafar os gemidos para que não lhe insultem os últimos paroxismos do coração”.[ii]
__________________________________
NOTAS
[i]Anna Augusta Plácido, Op. cit. p. 119-120.
[ii]Idem, Ibidem., p. 120.
_____________________________________

AUTORA: Zenóbia Collares Moreira
IMAGEM: Banner das Comemorações Nacionais do Centenário de Ana Augusta Plácido.


CONTINUA...

Nenhum comentário: